Home PPE EM FOCO Transição das normas ISO 9001 e ISO 14001 movimenta Cerquilho
0

Transição das normas ISO 9001 e ISO 14001 movimenta Cerquilho

0
0

Edição Nº 37 – Julho de 2017

O projeto de transição das Normas ISO 9001 (Qualidade) e ISO 14001 (Meio Ambiente) para a versão 2015 está ocorrendo de acordo com o cronograma estabelecido. O prazo para conclusão dos trabalhos é abril de 2018. Entre as principais modificações estão: o planejamento estratégico com foco em gestão da Qualidade e Ambiental; cultura e responsabilidade de “liderança” voltadas para objetivos e metas; e mentalidade de gestão de riscos para identificar oportunidades de negócio, entre outros.

Trata-se, portanto, de uma mudança significativa, ou seja, cada vez mais o nível de excelência deve ser praticado e comprovado. Por isso, o comitê de transição, constituído em janeiro de 2016, trabalha em ritmo acelerado. No dia 31 de janeiro, por exemplo, nove integrantes das áreas de Engenharia, Qualidade, Manutenção e Produção participaram de um treinamento com o objetivo de conhecer os principais pontos de transição das Normas ISO e sua adequação aos procedimentos pertinentes à área de Engenharia. Os trabalhos foram conduzidos por Antonio Carlos Amorim, da B&J Consultoria.

As mudanças nos sistemas de gestão, entretanto, não param por aí. Já foi elaborada uma nova norma para o setor automotivo IAFT 16949:, que substituirá a atual ISO/TS 16949, e a OHSAS 18001 (Saúde e Segurança) está sendo igualmente atualizada. Neste caso, as diretrizes que forem estabelecidas também deverão ser estudadas e aplicadas.


Sistema de Integridade avança de forma contínua

Anilton (esquerda) está qualificado para atuar como Compliance Officer

A PPE ASTA vem trabalhando incansavelmente na implementação de seu Sistema de Integridade. Desde a divulgação da Política de Integridade da ASTA e o lançamento do Canal de Ética, ocorridos em agosto do ano passado, diversas outras atividades movimentaram a Empresa nos últimos meses.

Além de realizar um importante trabalho de avaliação de riscos ao negócio, a PPE ASTA elaborou e divulgou aos empregados seu novo Código de Conduta. A publicação foi o tema de treinamentos realizados nos meses de março e abril, reunindo 242 colegas de Cerquilho, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância de aderirem às diretrizes estabelecidas. Os empregados receberam a cartilha do Código de Conduta. Posteriormente, também foi enviado, a fornecedores e parceiros comerciais da PPE ASTA, o Código de Conduta específico para esse público de relacionamento.

“Na reta final de implantação do Sistema, recebemos dois auditores de Compliance para verificarem se todas as etapas propostas até aquele momento foram cumpridas de maneira satisfatória. O resultado foi bastante positivo. Os auditores destacaram, por exemplo, o grande comprometimento da Alta Direção para com o Sistema de Integridade”, acrescenta Anilton Alves de Menezes. “Um grande passo já foi dado, porém, o sucesso efetivo do Sistema depende do compromisso de todos”, destaca.

Para aperfeiçoar seu desempenho diante do desafio, Anilton concluiu, em abril deste ano, o curso de capacitação para trabalhar como Compliance Officer. Com carga horária de 48 horas, o curso foi iniciado em setembro do ano passado e qualificou o colega para atuar como instrutor de treinamentos de Compliance e como auditor interno para o Sistema de Integridade.



Sistema Integrado de Gestão sempre em foco

 

Evento anual reforça a importância do Sistema Integrado de Gestão

Dois outros momentos comprovam a importância que a PPE ASTA dá aos seus sistemas de gestão. De 7 a 9 de março, foi realizada auditoria do Sistema de Gestão Integrado, conforme as Normas ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança). O objetivo foi verificar como a Empresa conduz as práticas frente às Normas. Os pontos de atenção destacados referem-se ao nível de excelência que o Sistema está sendo levado a buscar. Ou seja, não faltarão bons desafios pela frente.

Nos dias 9 e 15 de fevereiro, outra iniciativa movimentou Cerquilho. Na oportunidade, a PPE ASTA promoveu treinamento de sensibilização, com o objetivo de reforçar as práticas da Empresa em atendimento às Normas ISO 9001 e ISO 14001. Participaram do evento 220 empregados e 67 funcionários terceiros. Realizada anualmente, a iniciativa visa manter as informações e orientações sempre atualizadas junto a todos os públicos que atuam a na Empresa.