Home PPE EM FOCO Programa Lean Six Sigma, uma ferramenta eficaz para quem quer ser competitivo
0

Programa Lean Six Sigma, uma ferramenta eficaz para quem quer ser competitivo

0
0
Thiago Godoi, Thiago Costa, Claudinei Faria, Gilberto Silva

Edição Nº 38 – Setembro de 2017

O “Transforming ASTA” chegou para transformar a Empresa, provocando muitas mudanças positivas. Entre as novidades está a implantação do Programa Lean Six Sigma, voltado para o aumento da nossa eficiência operacional e, consequentemente, nossa competitividade. Mas, afinal, do que se trata a iniciativa?

O Lean Six Sigma é uma metodologia estratégica que surgiu da união de dois métodos diferentes, porém complementares entre si: o Lean Manufacturing e o Six Sigma. Mas, para começar a falar desse assunto, é preciso entender melhor cada um deles separadamente.

O conceito de Lean Manufacturing nasceu no sistema de produção da montadora Toyota e trabalha fortemente na eliminação dos desperdícios. Ou seja, significa deixar de lado tudo aquilo que pode estar impedindo a empresa de entregar um resultado 100% satisfatórios para o seu cliente. Além disso, com menos gastos e trabalhos desnecessários, os processos internos se tornam mais velozes.

Já o Six Sigma busca melhorar a qualidade dos outputs dos processos por meio da identificação e da remoção da causa destes defeitos (erros), promovendo a redução da variabilidade na manufatura e nos processos.

A união dos dois métodos, então, recebeu o nome de Lean Six Sigma. Dessa forma, é possível ter uma ferramenta mais abrangente e eficaz, capaz de solucionar questões ligadas a processos internos e produtos.

“Todos os colaboradores terão a oportunidade de conhecer este novo sistema de trabalho, inclusive por meio de treinamentos específicos que já foram iniciados”, destaca o especialista em Excelência Operacional, Thiago Gaiotto de Godoi. O colega faz parte da Equipe Lean, junto com Gilberto Silva, Thiago Costa e Claudinei Faria.

Como parte dos trabalhos do Lean Six Sigma, no dia 1º de setembro foi lançado o Programa Ideias, um importante canal que estimula a todos os empregados a darem sugestões visando aumentar a performance da Empresa.

Além dele, várias outras iniciativas estão em andamento na busca pelo aumento da eficiência da Empresa, como o Programa para Redução dos Custos com Energia Elétrica, que prevê ações para o desligamento de caldeiras, e a campanha “Uso Consciente de Energia”, lançada no dia 18 de setembro.

Estas duas iniciativas você conhece melhor nas matérias que complementam esta seção.


Participe do Programa Ideias, ganhe prêmios e ajude a melhorar a eficiência operacional

Comunicação visual incentiva a participação dos empregados

A PPE ASTA marcou mais um golaço no início de setembro, quando lançou o Programa Ideias. A iniciativa tem o objetivo de estimular a criatividade dos empregados para propor sugestões que visem aumentar a competitividade, a performance e a eficiência da empresa com foco em:

• Simplificar os processos

• Descobrir novas formas de fazer

• Eliminar trabalhos desnecessários

• Evitar erros

Logotipo lembra que uma boa ideia é sempre muito bem-vinda

Podem participar do Programa empregados da PPE ASTA de todas os setores e níveis hierárquicos. Valem sugestões relacionadas às áreas de produção, comercial, administrativa ou recursos humanos, mesmo que o autor da ideia não pertença àquela área. A proposta pode ser individual ou em grupo, sem limite máximo ou mínimo de pessoas.

Para participar é fácil: basta preencher o formulário disponível em frente ao banco e colocar na urna. As ideias serão avaliadas por um comitê, composto pelos membros do Projeto Lean, que darão o parecer final em 15 dias.

Cada ideia aprovada valerá um cupom para concorrer ao sorteio de uma moto, no final de um ano de campanha. Os empregados que nesse período apresentarem o maior número de ideias aprovadas serão premiados, independente de sorteio. E não é só: há também um bônus em dinheiro no caso de projetos mais complexos.
Está animado com o Programa? Participe!


Programa tem como meta reduzir 10% do custo anual de energia elétrica

Em fase de implantação, o Programa Redução de Custos com Energia Elétrica abrange todas as áreas da empresa e tem como meta reduzir 10% do custo anual de energia elétrica na Empresa. O uso consciente deste recurso é de extrema importância para o Programa Lean, por isso o envolvimento de todos é fundamental.

O responsável pela Manutenção Elétrica e membro do Comitê Lean, Alexandre Gonçalves, já definiu um plano de ações para atuarmos sobre todos os problemas e perdas, considerando o aprimoramento dos equipamentos para eliminarmos o consumo excessivo.

“Trata-se de uma meta agressiva, mas factível: basta que cada um faça sua parte, mediante pequenas ações do nosso dia-a-dia, como apagar as lâmpadas de uma sala ou banheiro ao sair, desligar computadores ao final do expediente e o ar condicionado quando não houver necessidade de mantê-lo ligado”, destaca o colega.

Para você ter uma ideia de custo, uma única lâmpada fluorescente convencional HO, se ficar ligada 24h por dia, gasta com energia, ao longo de 1 ano, aproximadamente R$ 400,00. Um computador, sob as mesmas condições, custa aproximadamente R$ 800,00 ao ano.

Outra maneira importante de contribuir é identificando pontos que podem ser melhorados ou que representam desperdício de energia, sinalizando isso por meio do formulário do Programa “Ideias”, que você pode conhecer melhor no topo desta página. Participe, faça você também a sua parte!


Sistema de Integridade possui identidade visual que reforça seus principais atributos

Sistema de Integridade tem novo logotipo

A PPE ASTA desenvolveu a identidade visual para seu Sistema de Integridade. O logotipo que você vê ao lado é o principal elemento do projeto: ele mostra que pertencemos a um grupo que possui valores íntegros e sólidos. Outro aspecto reforçado na imagem criada é a importância das pessoas que, unidas, constroem e defendem esses valores

Um projeto de identidade visual é indispensável porque ele ajuda a tornar marcante iniciativas como o Sistema de Integridade, utilizando para isso um conjunto de atributos que o tornam especial e único. Isso é extremamente necessário nos dias atuais, em que nosso cérebro recebe um número expressivo de ideias e mensagens.

Portanto, cada vez que você olhar para o logotipo, você lembrará que a PPE ASTA continua demonstrando seu compromisso em trabalhar cada vez mais orientada pelas boas práticas de governança existentes.

Esse pontapé inicial foi dado há cerca de um ano e, desde então, foram implantados diversos procedimentos e realizadas muitas horas de treinamento, envolvendo centenas de pessoas na empresa.

Também foi instituído e divulgado um novo Código de Condutas para todos os empregados, além da criação de um canal de Ética. Nosso Sistema de Integridade foi estendido a fornecedores e parceiros comerciais, que estão gradativamente sendo envolvidos nesse trabalho. É importante ressaltar que a PPE ASTA foi pioneira dentre as quatro unidades do GRUPO ASTA a implantar um Sistema de Integridade efetivo. Os resultados têm sido excelentes.

“Muita coisa foi feita e ainda há muito a ser feito. Entretanto, a maior conquista ao longo desse período foi perceber que o tema Integridade hoje virou assunto corriqueiro nas salas de reunião, nas rodas de conversa e entrou na pauta de todas as discussões dentro da empresa”, destaca o compliance officer Anilton Menezes.

Segundo o colega, “todas essas ações têm como objetivo principal o seguinte: Tornar nossa empresa cada vez mais sólida e admirada por seus empregados, clientes, fornecedores e parceiros em geral”, acrescenta.