Home BOAS PRÁTICAS Inspire-se no campeão e participe do Programa Ideias 2018
0

Inspire-se no campeão e participe do Programa Ideias 2018

0
0
Vencedor de 2017 do Programa Ideias, Joab prepara-se para utilizar seu prêmio

Edição Nº 41 – ABRIL de 2018

O Programa Ideias continua a todo vapor. Fechamos o primeiro trimestre deste ano com 65 ideias implantadas ou em execução, além de 98 sugestões que estão à espera, para análise. A participação dos colegas tem ajudado a descomplicar processos, facilitando as rotinas de trabalho e contribuindo com os resultados da empresa. Em 2018, o foco continua sendo o mesmo: simplificar!

Um bom exemplo de quem aposta no sucesso da iniciativa é Joab Elias Teodoro, que em 2017 liderou o ranking do Programa, com 35 ideias apresentadas, 26 delas aprovadas. Operador de máquinas na área de Coil, ele está na PPE ASTA há quase dez anos e seu interesse pelo Programa possui relação direta com o atual processo de evolução da empresa, “onde a inovação e a excelência operacional têm papéis importantes para nossa sobrevivência e competitividade no mercado global”.

Para Joab, as ideias de melhoria não só impactam na qualidade dos produtos como também facilitam a execução de tarefas operacionais, trazendo mais comodidade, segurança e qualidade de vida aos empregados. “Com o Programa, tive a chance de colocar em prática a minha criatividade. Outro fator importante é que sempre fui observador, eu vejo uma deficiência de processo, ou uma falha de máquina, como uma oportunidade de melhoria. Um simples detalhe, que quase ninguém dá importância, geralmente é dele que saem as minhas ideias”, ensina.

Uma parcela de ideias ligadas ao Coil foi concebida por Joab em conjunto com seu colega Samuel Oliveira Antunes Maciel. “Já que trabalhamos juntos, fizemos uma parceria dentro do Coil, o que deu muito certo”, acrescenta Joab. Mas sua participação não se limitou apenas à sua atual área de trabalho. Durante sua trajetória na empresa, o colega passou por diversos outros setores, o que possibilitou ir além na hora de participar do Programa. Nesse sentido, cada uma das 26 sugestões aprovadas possui conceitos diferentes. Por exemplo: há ideias relacionadas a processos, redução de custos, ergonomia e até comportamentais.

Joab destaca uma, em especial, que virou projeto: a ideia de unificar o processo de barramento isolado, que até então, demandava um tempo excessivo, que poderia ser redimensionado. “Minha ideia foi unificar o processo de enfitamento com o de corte das barras, evitando assim uma enorme movimentação de material, e garantindo mais qualidade no momento de corte das mesmas”, explica o colega, que já tem planos para utilizar o prêmio recebido na última festa de confraternização. “Pretendo fazer um cruzeiro no final do ano com minha família”, destaca, satisfeito.

Se você quer participar do Programa Ideias e tem alguma dúvida, sugestão ou reclamação, procure seu gestor ou entre em contato com um dos facilitadores do programa: andre.lazarin@ppefios.com.br,  Gabriel.almeida@ppefios.com.br ou Gabriel.ramos.ex@ppefios.com.br

Esperamos sua contribuição para este momento importante da empresa!