Home BOAS PRÁTICAS Cerquilho recebe colegas estrangeiros para debater Pesquisa e Desenvolvimento
0

Cerquilho recebe colegas estrangeiros para debater Pesquisa e Desenvolvimento

0
0
Workshop realizado em Cerquilho reuniu colegas da Áustria, China e Brasil

Edição Nº 39 – Dezembro de 2017

De 20 a 22 de novembro, a Fábrica de Cerquilho serviu de sede para a realização de um encontro internacional, envolvendo colegas da Áustria, China e Brasil. Junto com Rafael Palmerin, Vinícius Camargo e Antonio Zarpelão, o grupo participou de um workshop global direcionado à Pesquisa e Desenvolvimento.

“Além de promover uma interação cultural, a iniciativa teve o objetivo de melhorar ainda mais o nível tecnológico e de inovação existentes dentro do Grupo ASTA, para que nossos clientes, em especial os que atuam globalmente, possam nos enxergar com uma nova proposta de valores”, destaca Rafael Palmerin, líder do time brasileiro.

Entre os assuntos tratados durante os três dias do evento, vale destacar: a inovação aplicada em cabos transpostos com controle de dimensal (U.T.E); a padronização de processos produtivos à fieira de esmaltagem ASTA, cabeça de transposição ASTA e máquina Redex; e os novos produtos desenvolvidos, como Barras Isoladas, coils, flat cable, barramento nu e cabo transposto com separador em prespan.

Um dos maiores desafios para o grupo foi entender as necessidades de cada localidade e encontrar a melhor proposta de valor que atenda globalmente todos os segmentos atendidos. “A busca contínua por inovação e tecnologia é fundamental para que os nossos clientes sejam mais competitivos dentro dos seus negócios. Por isso não poupamos esforços para que isso se torne parte do cotidiano de nossa Empresa”, acrescenta Rafael, ao avaliar o sucesso da iniciativa.


Segurança no Trabalho tem novas sistemáticas voltadas para a cultura da prevenção

O processo de evolução da PPE ASTA não poderia deixar de fora um assunto de extrema importância para a Empresa: a saúde e a segurança do trabalho. Por isso, atualmente está em andamento um trabalho de mudança cultural que tem como foco envolver todos os níveis da organização, para que assumam sua responsabilidade em relação ao tema.

“A ideia é fazer com que cada empregado, de acordo com seu nível de responsabilidade, esteja fortemente engajado com a cultura de prevenção que queremos e precisamos ter”, explica o técnico de segurança do trabalho, Anilton Alves de Menezes. Nesse sentido, atendendo a uma solicitação do presidente da PPE ASTA, Marcelo Porsch, foi criado o Comitê Enviroment, Health and Safety (Meio ambiente, Saúde e Segurança), que tem a atribuição de avaliar pontualmente cada necessidade surgida relacionada ao assunto e deliberar qual a ação deve ser realizada.

“Queremos não só discutir mais detalhadamente eventuais problemas, como também ir além, atribuindo responsabilidades sobre os assuntos aos diversos envolvidos”, acrescenta Anilton. O grupo está trabalhando em sintonia com o Comitê Global da ASTA voltado para o mesmo desafio. Semanalmente são realizadas videoconferências, com duração de uma hora, reunindo colegas de todas Unidades ASTA no mundo (China, Áustria, Índia e Brasil).

O objetivo é permitir a troca de experiências e, principalmente, replicar as boas práticas existentes em qualquer uma das unidades. “A partir desse trabalho já foi criada uma sistemática global para relatar acidentes. Ou seja, cada acidente ocorrido, em qualquer uma das Unidades, deve ser imediatamente relatado às demais, afim de que se permita compartilhar a experiência e receber sugestões de ações corretivas”, explica Anilton, que junto ao colega Ricardo Goulart, representam o Brasil nas reuniões.

Em função dessa sistemática, dois acidentes ocorridos na Áustria já tiveram ações implantadas a partir de ideias apresentadas por outras Unidades. Um deles recebeu a colaboração dos brasileiros, que encaminharam material de treinamento para apoiar o colega austríaco na resposta ao caso. No outro, a ação corretiva veio de colegas indianos, que ajudaram na tratativa do problema.


Iniciativa reúne colaboradores de Áustria, China, Índia e Brasil

“Transforming ASTA!” fortalece integração entre as Unidades do Grupo

As duas ações abordadas nesta edição, na seção BOAS PRÁTICAS, estão relacionadas a mais uma iniciativa lançada pelo CEO Global da ASTA, Guenther Schoeffner: o Global Councils. São quatro grupos focados nas áreas:

Qualidade – trabalha focado na harmonização nos processos, controles e procedimentos, como na análise da causa raiz de problemas;

Tecnologia – onde são debatidos os diferentes processos e técnicas de produção utilizadas nas quatro diferentes fábricas do Grupo;

Inovação – fórum para discussão sobre novos produtos e/ou serviços que a ASTA irá lançar; e

Segurança no trabalho – criado para troca de informações sobre o que é preciso ser feito dentro da empresa para termos um ambiente ainda mais seguro e saudável de trabalho.

Nos quatro conselhos atuam membros das fábricas da Áustria, China, Índia e Brasil, compartilhando suas experiências e conhecimentos. “É uma oportunidade única para que os participantes possam também entender que cultura não é algo certo ou errado, apenas diferente em cada país”, destaca o presidente da PPE ASTA, Marcelo Porsch. “Além disso, esta exposição internacional também ajuda os colegas no desenvolvimento do uso do idioma inglês”, complementa.