Home COMUNIDADE 8ª Jornada Educacional “Carreiras e Profissões” atrai dois mil participantes
0

8ª Jornada Educacional “Carreiras e Profissões” atrai dois mil participantes

0
0
A abertura do evento foi realizada no Teatro Municipal de Cerquilho

Edição Nº 38 – Setembro de 2017

Foi um sucesso a 8ª Jornada Educacional “Carreiras e Profissões”, realizada no dia 30 de agosto, no Espaço São José, em Cerquilho. O evento proporcionou a troca de informações sobre mercado de trabalho, carreira, educação continuada, tecnologia, recursos educacionais na cidade e região, além de orientação e capacitação profissional.

O Teatro Municipal de Cerquilho ficou lotado durante a abertura do evento, que teve como destaque a palestra “Tecnologia e Educação – ferramentas para o sucesso educacional e profissional”, ministrada pelo padre William de Almeida, mestre em teologia moral e bioética.

A iniciativa é promovida anualmente pela Prefeitura de Cerquilho, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Cipatex e PPE ASTA e com patrocínio da J. Pilon, Elantas e Editora Piai. Nada menos do que 2.000 pessoas participaram das palestras e da feira de profissões realizadas no local, a maior parte professores e jovens estudantes em busca de orientação profissional.

Os estudantes lotaram o Espaço São José, para prestigiar a feira de profissões

A Jornada tornou-se um dos principais eventos do município na área da educação, pois visa estimular o desenvolvimento formal dos alunos do ensino fundamental e ensino médio, assim como reduzir as dificuldades na contratação de mão-de-obra por parte das empresas. A ideia é viabilizar informações e esclarecimentos que favoreçam a identificação vocacional e profissional, garantindo empregabilidade.

Os colegas Antonio Márcio Zarpelão, Eduardo Rebeque, Vinícius de Oliveira Camargo, Filipe Domingos da Conceição e César Augusto Prado representaram a PPE ASTA no evento

Para estimular a participação dos jovens no evento, dois meses antes de sua realização, foram promovidos encontros de orientação nas escolas municipais, preparando os alunos para fazerem uma “caminhada” até a Jornada, despertando neles expectativas e interesses para explorar junto à Feira de Profissões.

Nessa fase, os temas abordados foram: “Transformando sonhos em realidade” (Carlos Roberto Ferreira/Grupo Cipatex), “A importância das relações interpessoais no mundo da tecnologia” (Lucas Schimidt/Melhore seu Negócio), “O desafio de usar a tecnologia a favor de si mesmo” (Ângela Xavier do Val/OPA Treinamentos) e “Os desafios da geração digital” (Jonathan de Mattos/ETEC Cerquilho).


 Alunos do Criar-Objetivo visitam a Fábrica para conhecer nosso processo produtivo

Grupo da Criar-Objetivo, após visita à Fábrica

Para a PPE ASTA, abrir suas portas para a comunidade é sempre um momento especial. No dia 20 de setembro não foi diferente: 18 alunos do Centro de Educação Criar-Objetivo, da cidade de Tietê, visitaram a Fábrica, acompanhados da professora de Geografia, Josiane Piaí Anncchino, e da diretora da escola, Zeleonaire Porto de Andrade.

Os colegas Anilton Menezes, Luciane Stoppa e Gabriela Nogueira receberam o grupo e mostraram como funcionam nossos processos produtivos, além de fornecerem informações sobre produtos, mercados de atuação, sistemas de gestão, normas de segurança e – principalmente – a necessidade de qualificação para quem vai ingressar no mercado de trabalho.